Author: Florence
•sexta-feira, setembro 18, 2009
É...passa a entrevista....chega o alívio..a tranqüilidade de já estar aprovado....e aí o francês fica de lado!! Por coincidência tiramos férias justamente no mês da entrevista! 30 dias de folga!!! A entrevista aconteceu no início desses 30 dias, ou seja, nada de aulas de francês agora...nada de estudos em casa...e pra completar, nada de falarmos em francês entre nós dois! Já são 15 dias assim e já estamos enferrujados!! Não podemos parar!!
O que me anima é a chegada de um amigo Quebecois que vem passar uns tempos no Brasil e prometeu nos ajudar com o francês! Ele deve chegar já em outubro! Estamos empolgados!

As férias estão ótimas, mas a vontade de voltar à vidinha normal...ao francês...aos estudos....às pesquisas...está grande! E falando nisso...a primeira coisa a se fazer na volta das férias será enviar os papéis para dar entrada no processo federal! É bom que enquanto isso esperamos acabar a greve dos correios! Ê greve na hora errada!
Que venha o federal e que tenhamos muita paciência para suportar a ansiedade da espera!!
Tá apertando a vontade de ir logo embora!

Au revoir!

Florence
Author: Pedro Henrique
•sexta-feira, setembro 04, 2009
Mais uma etapa cumprida! Fomos aprovados na entrevista e estamos com o CSQ nas mãos!
Segue o relato!

Nossa entrevista era 11 hs mas como acontece com muitos, ficamos com medo do trânsito de SP, saímos bem mais cedo do hotel e chegamos quase 2 hs antes da entrevista! A solução então foi ficar na lanchonete ao lado esperando um pouco. Enquanto isso, tomamos um capuccino, conversamos só em francês e nos acalmamos!

Por volta de 10 hs decidimos subir para esperar lá no Bureau e encontramos no elevador com a Soraia Tandel!! Quando ela viu que íamos ao 15º perguntou se estávamos indo para a entrevista e quando dissemos que sim ela já começou a conversar em francês! E fez as perguntas de sempre: como ficamos sabendo do processo, de onde nós éramos e eu contei algumas coisas. Comentamos sobre as palestras e acabamos a conversa na recepção, quando ela nos desejou bonne chance! Durante todo o tempo ela estava muito simpática e educada! Acho que esse momento nos deu uma certa confiança!

Enquanto esperávamos na salinha com o Cirque Du Soleil passando na TV...saiu de lá um casal de Jundiaí que havia sido aprovado! Eles nos cumprimentaram e saíram feliiizes! Mas nesse momento vimos que a entrevista tinha sido com uma senhora mais velha e então percebemos que não era a Mme Marlene!

Fomos chamados para a entrevista 15 min antes do horário, às 10 e 45, por essa senhora que se chama Mme Sylvaine Hénissart e que tb é muito gentil! Em primeiro lugar ela perguntou se já conhecíamos o Quebec e dissemos que não e que seria nossa primeira vez e então ela disse: se vcs forem aprovados!! Depois ela pediu nossos passaportes! Enquanto conferia já perguntou qual cidade tínhamos escolhido e quando falamos de Ville de Quebec ela quis saber porque! E nós explicamos tudo direitinho! Ela perguntou porque resolvemos ir pra Quebec...e depois já perguntou sobre trabalhos e estudos...e em relação ao que quero estudar...se tinha olhado onde tem o que pretendo fazer... Perguntou como vamos fazer pra ter uma renda enquanto estudamos e aí contamos que enquanto o Pedro valida o diploma de engenheiro eu irei tentar um emprego como Agente Administrativo e depois quando possível irei fazer uma especialização em finanças! Enquanto ela ia pedindo outros documentos como diploma, histórico, atestados das empresas, certidão de casamento e certificado de francês, a conversa foi fluindo naturalmente e não mais como uma entrevista formal. Falamos sobre mudanças de faculdade e de cidade, a minha saída da empresa, a violência e dificuldade de locomoção em São Paulo, o sobrenome do professor de francês,etc. Conversamos tão naturalmente que ela até nos contou coisas sobre a dificuldade de se comunicar aqui sem falar português. Ahhh ela tb falou um pouco em inglês comigo e eu, como todo mundo, misturei com o francês e consegui falar pouco do pouco que sei! Hehehe A parte boa foi que ela elogiou muito e mais de uma vez nosso francês e disse até que nos avaliaria com um nível maior do que o estava no nosso certificado (B2).

Depois de tudo, disse que fomos aprovados!!! Que alívio!! Nos entregou os papéis e o livro e se despediu muito gentilmente. A entrevista durou só 30 min! Outra coisa importante que esqueci de dizer: ela não olhou nosso dossiê! Só no início quando colocamos sobre a mesa ela perguntou se tínhamos contratado uma consultoria pra fazer ou se a escola de francês havia ajudado. Nós falamos que fomos nós mesmo que fizemos e ela gostou! Mas depois...não pediu pra ver! Acho que nós tb, com a ansiedade em falar um bom francês, não lembramos de aproveitar certos assuntos e tomarmos a iniciativa de mostrar coisas no dossiê! De qualquer forma nosso projeto ficou bem feito e será muito útil para nossa integração no Quebec!

O quero dizer sobre a nova entrevistadora a quem posse talvez ser entrevistado por ela é: o francês não é difícil de entender! Ela procura falar olhando pra gente e quando ela acha que não a entendemos ela repete mesmo se não pedimos. Outra coisa: é preciso levar em consideração a diferença cultural e não se abalar com certas coisas que para eles são naturais como o que ela disse no início na nossa entrevista: “se vcs forem aprovados”.

Boa sorte aos que ainda vão fazer a entrevista! A Mme Sylvaine Hénissart é tranqüila e gentil e dará tudo certo!

Abraços!

Florence