•quarta-feira, agosto 12, 2009
Eu estava aqui pensando em como seria bom escrever uma postagem contando as novidades do Quebec...o que estamos achando...o que já resolvemos e o que falta resolver! Mas isso só irá acontecer no ano que vem, então....continuo dividindo com vocês as nossas experiências com o processo e espero que seja útil aos que estão na mesma jornada!
Por isso, hoje vou falar um pouco sobre o estudo do francês! Desde que decidimos participar do processo de imigração para o Quebec uma análise muito importante que fizemos foi que a partir daquele momento todo o nosso investimentos seria para a imigração. A definição do que é importante no momento muda muito quando já se sabe que provavelmente não estaremos mais no Brasil daqui a um ano e meio. Por exemplo, fazer uma especialização não seria a melhor opção já que ela não terá tanto valor lá no Quebec quanto uma feita lá mesmo! Por isso nosso foco mudou! Os estudos na área profissional serão realizados lá e agora o investimento que nos trará maior retorno será o estudo do francês!
Uma mudança tão importante como esta deve ser levada muito a sério! Não estamos preocupados com números de horas que devemos comprovar e sim com o nosso conhecimento! A entrevista será uma forma de seleção, mas o maior desafio mesmo será a vida em um país diferente, com uma outra cultura e, principalmente, com uma outra língua! Quanto maior o domínio desta língua maior as possibilidades de adaptação, de conquista do primeiro emprego e de integração nesta nova cultura de uma forma geral.
Foi pensando nisso que decidimos investir em aulas de francês de qualidade e então buscamos um professor particular. Muito rapidamente encontramos o Sacha, um professor que nasceu e morou a vida toda na França e por isso tem o francês como língua mãe, e mais importante que isso, tem um ótimo método para ensinar, em que falamos o francês desde a primeira aula. É uma forma divertida e descontraída de aprender uma nova língua e, ao mesmo tempo, muito eficaz. Nós não nos sentimos nem um pouco “travados” para falar!
Já a escrita e leitura dependem mais de nós! Temos que estudar em casa! Copiar as folhas das aulas.... Aliás os estudos em casa faz toda a diferença! Hoje em dia contamos com um número enorme de possibilidades de estudos! Sites de aulas, vocabulário, bate-papo, leitura, e temos ainda os filmes e a TV francesa! São realmente muitas opções! Quem quer realmente aprender tem em suas mãos todas as condições para isso!! Só depende de nós!
É isso aí pessoal! Muito estudo e preparação!! Isso será muito válido quando chegarmos lá no tão sonhado Quebec!
Abraços!
Florence
|
3 comentários:
Desejo a vcs muito sucesso aí nessa fase!!
Dará tudo certo!
Grande abraço,
Gustavo Campolina.
muito bem colocado, florence! no final das contas uma série de planos é revista, novos objetivos surgem e é preciso um foco danado pra não se perder. mas vale a pena!
vou linkar vocês no meu blog!
[]s
p
Boa sorte para o tanto de você . Deus abençoe