Author: Florence
•quarta-feira, outubro 13, 2010

Bonsoir tout le monde!


Completamos 4 meses de Québec e estamos nos encaminhando pra 5! E como vão as coisas? O que estamos achando de tudo até agora? É pra isso que estou postando hoje! Pra falar um pouquinho de como está indo nossa vida aqui!

Estamos adorando e a cada dia ficamos mais animados com nossa vida nesse novo país!

É claro que passamos também por dificuldades! Como todos. Por exemplo, se preocupar com duas novas línguas ao mesmo tempo é muito complicado. (isso para quem vem pra Montréal) Ver o dinheiro indo embora enquanto ainda não temos uma forma de ganhá-lo, também é bem complicado!

Bom, mas aí vai um pouco da nossa vida dividida em tópicos!


A língua:


Percebemos a cada dia aqui, o quanto falar bem o francês é importante! Poder se expressar bem, se informar e ser bem compreendido é imprescindível pra nossa adaptação! Nesse ponto não tivemos muitos problemas! Desde que chegamos conseguimos tudo falando francês! No início tivemos dificuldade em entender as pessoas com o sotaque muito quebecois! Mas isso foi mudando, fomos nos adaptando e agora já entendemos muito bem na maioria das vezes! Com certeza, de vez enquando ainda nos deparamos com pessoas que falam muito rápido e com muito sotaque! Mas isso é raro e não interfere na nossa vida! Sobre sermos entendidos, tivemos pouco problema. Uma coisa ou outra que falávamos com o sotaque que atrapalhava um pouco mas estamos melhores agora!

Aí….vem o outro lado na estória: o inglês!!! Para muitos ele pode ser uma grande ajuda (ou um empecilho para treinar o francês), mas pra nós ele é um problema a mais! Falamos bem mais francês e precisamos agora mudar o foco e começar a estudar ingles. Esse é o problema de Montréal! Se dedicar a uma língua e alcançar um nível mai avançado é difícil mas é possível! Se dedicar a duas línguas ao mesmo tempo é muuuito complicado! E aqui nos deparamos com a necessidade de falar muito bem as duas línguas! É aí que veio nossa idéia de mudar para Québec! Lá poderíamos nos dedicar ao francês primeiro e ir estudando o inglês mas sem a obrigação de estar falando muito bem em pouco tempo!


Os estudos:


Temos consciência de que o melhor caminho para entrarmos no mercado de trabalho é estudando! Por isso estamos decididos a voltar aos estudos no ano que vem! Estamos avaliando as possibilidades de cursos. Quais são mais rápidos e quais dão um melhor retorno.

O Pedrinho precisa validar o diploma de engenharia mas ainda não decidiu qual o caminho vai seguir para isso. Estudar sozinho e fazer as provas ou voltar para a universidade, fazer algumas matérias e formar de novo? Nenhuma decisão tomada por enquanto!

Eu estou avaliando o melhor curso, já que não preciso validar meu diploma e tenho experiência no Brasil em Contabilidade financeira e Recursos Humanos. Estou pensando em prosseguir na área financeira. Ao mesmo tempo não quero fazer um cuso muito longo pois não vejo a hora de voltar ao trabalho! Bom, de qualquer forma, também ainda não estou decidida!

Na verdade, tomar uma decisão como esta aqui no Québec é realmente muito complicado já que, temos muitas opções, quase todas acessíveis! Nos inscrevemos no curso e em seguida pedimos o Prêt et Bourse e então podemos estudar de certa forma tranquilos. A bolsa é de aproximadamente 750 dólares por mês, que para um casal de estudantes se transforma em 1500 que, com um bom controle de gastos, é suficiente para viver. Eu acho essa possibilidade maravilhosa! Quando é que poderíamos ficar sem trabalhar, só estudando e ganhando uma bolsa no Brasil? São poucos que têm essa possibilidade lá/aí! Aqui temos muitas oportunidades e mais que isso : uma visão promissora do futuro! Temos que nos esforçar, voltar aos estudos, dar um passinho pra trás! Mas sabemos que tudo valerá a pena!!

Bom, agora é decidir o curso, fazer as inscrições e nos preparar para voltar à vida de estudantes.


O trabalho:


Desde que fizemos nosso plano de imigração, sempre tivemos consciência de que no início o melhor seria procurar um trabalho mais simples até termos todas as condições para trabalhar na nossa área. Enquanto ganhamos um dinheirinho vamos treinando nosso francês e ganhando experiência canadense ao mesmo tempo!

Assim fizemos: começamos a dar uma olhada em empregos em restaurantes, supermercados e coisas desse tipo. Até que um dia, nossa amiga Lú, nos disse que no supermercado onde ela trabalha eles iriam fazer um dia de contratação. Lá fomos nós com nosso CV o mais simplificado possível! Entregamos os CV’s e preenchemos uma ficha e na mesma hora fomos encaminhados para uma entrevista! Dois dias depois a “Madame” do recursos humanos nos ligou para nos chamar! O bom é que o supermercado (IGA) fica aqui dentro da ilha e muito próximo da nossa casa! O Pedro tá na Boulangerie (padaria) e eu na Caisse (caixa). Estamos trabalhando só a noite enquanto ainda fazemos a francisação! Em novembro e dezembro talvez trabalharemos o dia todo e a partir de janeiro voltaremos a trabalhar só a noite pois as aulas recomeçam!

Bom, pode parecer bobo, mas encontrar esse trabalho foi uma conquista pra gente! Foi um primeiro passo no nosso plano profissional e é claro, será provisório pois não pensamos em abandonar os nossos planos de carreira!


A cidade:


Desde que decidimos imigrar, nossa idéia sempre foi Ville de Québec! Por que? É simples : tamanho ideal, nem muito grande nem pequena demais! Muitos empregos, baixa taxa de desemprego, qualidade de vida, a menor importância ao inglês, entre outras razões.

No entanto, quando estávamos quase imigrando nos veio a idéia de Montréal pois era aqui que tínhamos mais amigos. O transporte mais eficaz e, as ditas, "maiores possibilidades de trabalho" também influenciaram nossa decisão e agora, aqui estamos! Estamos arrependidos? Não! Estamos felizes ao lado dos amigos! Adoramos a cidade! As diversas possibilidades de lazer! Adoramos principalmente nosso bairro! A Île de Soeurs! Lugar mais lindo não tem! J Nem em Québec vi um lugar tão bonito quanto a ilha! Isso tudo nos faz sentir em casa! Mas a questão de ter que estudar duas línguas ao mesmo tempo nos desanima um pouco! Para conseguirmos alguma coisa na nossa área, vamos precisar estar muito bem nas duas o que dificulta nossa entrada no mercado!

Por isso ainda temos a intenção de mudar para Quebéc! Mas provavelmente não será por enquanto! A não ser que encontremos algum trabalho na nossa área mesmo! Aí sim, vale a pena jogar tudo pro alto em Montréal. Do contrário, continuaremos aqui com nosso trabalho que é uma boa ajuda e com nossos estudos! Assim a ida pra Québec ficará pra daqui a um tempo, mas com certeza a idéia não será abandonada!


Quero falar melhor sobre os órgãos que incentivam e ajudam com a mudança para as cidades fora da região de Montréal, mas isso vai ficar para um próximo post!


Bom...por enquanto é isso pois o post já está enorme!!


Até a próxima amigos!


Florence

This entry was posted on quarta-feira, outubro 13, 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

4 comentários:

On 13 de outubro de 2010 às 13:38 , Anônimo disse...

Olá. Parabéns pelas conquistas.
Todas são bem vindas, após muita batalha.

Eu e meu marido estamos na fase de pesquisa ainda.
Vcs podem, se puderem, LÓGICO, ser um espelho financeiro para nós?
Sou enfermeira, recém-formada, e ele, TI JAVA.
Somos um casal sem filhos e com dois animais de estimação de pequeno porte que irão conosco.

Por isso pergunto... Qto vcs gastam, em média, por mês e em quê?
Isso nos ajuda a ter uma idéia real e atualizada de quanto, de fato, precisamos em questão de valores.
Eu vou precisar de, por baixo, uns 6 à 8 meses para poder começar a trabalhar na minha área.
Ele pode iniciar o trabalho imediatamente.
Então temos que fazer a estimativa de qto tempo a grana só sai, para saber o mínimo necessário para levar, tentando levar mais que o necessário.

Bom...Continuo torcendo por vcs e por todos que aí estão.
Abçs, Muito obrigada.
Silvania e Gabriel.

 
On 13 de outubro de 2010 às 14:49 , Unknown disse...

Oi Florence!!
Que bom ler esses depoimentos e saber como vai a vida por aí... isso é muito bom pra gente, que ainda está no Brasil, no meio do processo.
Estou com meu CSQ, mas devo demorar alguns meses pra dar entrada no federal, enquanto espero meu namorado poder enviar os docs pro BIQ (ele ainda não se graduou).

Não nos conhecemos, mas já ouvi falar muito de vocês. Participo do Quoi, e meu prof de francês também fala de vocês.

Vamos nos falando.. sorte pra vocês aí!!!
Beijos e boa caminhada

 
On 13 de outubro de 2010 às 17:42 , merciquebec disse...

oi pessoal, parabéns pelas conquistas!! estamos torcendo para que vcs conquistem mais e mais por aí e sejam muito felizes=D bjokas e uma linda semana de outono pra vcs;0)

 
On 14 de outubro de 2010 às 11:00 , Gabriela J disse...

Oi Florence!! que bom ter noticias de vcs , já faz tempo que não te encontro online!
Legal os planos, por aqui chegaram os exames médicos e mudei p Curiiba como tinhha te falado, agora estou numa dúvida gigante se continuamos com o processo ou se ficamos por aqui!
Quanto a fase de adaptação de vocês vi um post muito bom em um blog, segue os vídeos de um palestrante especializado nas diferenças culturais e adaptação.
bjos e boa sorte p voces nas decisões! ahh e parabéns pelo emprego, é uma conquista sim.

Para quem quiser assistir, seguem links dos episódios:

Parte 1:
http://www.blip.tv/file/1590748?utm_source=player_embedded

Parte 2:
http://www.blip.tv/file/1590979?utm_source=player_embedded

Parte 3:
http://www.blip.tv/file/1590824?utm_source=player_embedded

Parte 4:
http://www.blip.tv/file/1590883?utm_source=player_embedded