Author: Pedro Henrique
•terça-feira, janeiro 18, 2011
Bom, já faz tempo que a Florence me cobra para escrever no blog... ela sempre diz que só ela escreve, que o blog é nosso... então por livre e espontânea pressão vou tentar ajudá-la a manter a vida desse http em dia!! Primeiramente, feliz ano novo!! A gente ia fazer um post sobre o Natal, que foi mto bom na casa de um casal amigo nosso, Bruno e Lú, e junto de mais 6 brasileiros, foi super divertido! Rolou até um amigo secreto!
Bem, mas tô aqui pra falar de outro assunto, as mudanças! Não, ainda não estamos de mudança de Montréal!! Estou falando das mudanças rápidas e repentinas que acontecem na América do Norte. Quando chegamos, éramos mais 2 imigrantes, de milhares, esperando a francisaçao em tempo pleno do governo. Já saímos do Brasil com o dinheiro e as contas feitas para nos garantir com a bolsa da francisação. Chegamos e conhecemos o Bruno e a Lú, que nos contaram da francisação a tempo parcial, também oferecida pelo governo, é de graça, mas não recebe a bolsa. Na última semana da francisação tempo parcial, começaram as aulas da francisação tempo completo. Foi boa, o dia todo no meio francófono, isso quando os imigrantes hispanofonicos deixavam, mas em geral era mais francês. Mas aprendemos e deslanchamos mais com a francisação tempo parcial. Recomendo.
No último mês de francisação, começamos a trabalhar. Florence e eu conseguimos um emprego no supermercado IGA aqui da Île-des-Soeurs. Tudo estava caminhando conforme tínhamos planejado. Francisação, sub-emprego para ajudar na receita e treinar o francês. Com duas semanas de IGA fui chamado para uma entrevista de técnico em eletrônica e fui contratado. Estou lá há 3 meses.
E daí, veio outra mudança! Dessa vez uma gravidez super desejada e aguardada!! Isso mesmo, estamos grávidos de 2 meses!! Uma alegria geral! Aqui e no Brasil! Família e amigos babando do nosso lado e na telinha do computador! :)
Mas depois da euforia, veio a apreensão! Contar no trabalho! Sim, porque a Florence já começava a ter enjôos (que tá até hoje) e também porque no caixa às vezes passam algumas coisas pesadas, como caixas de cervejas, fardos de refrigerante, ela não podia pegar peso. Então tivemos nossa primeira experiência no hospital! Baixamos no hospital de Verdun para pegar um comprovante formal e também um remédio para os enjôos. Florence passou pela triagem e aguardamos o chamado do médico. Nenhum bicho de 7 cabeças como todo mundo pensa, igual Unimed mesmo do Brasil. Uma demorinha básica, mas de graça e num ambiente completamente diferente dos hospitais públicos do Brasil. Máquina de café e alguns salgadinhos tipo cheeps. Pegamos o comprovante e a guia do remédio. Já está avisado no trabalho e tudo vai bem!! Com isso, Florence marcou uma consulta na ginecologista da Ilha.
Hoje, fomos na Polyclinique. Hora da consulta, 8:00. Fomos atendidos, 8:02! Mede pressão, perguntas básicas de praxe e fomos encaminhados para a salinha do ultrassom. A médica chegou, fez algumas perguntas, explicou algumas coisas fez as contas, o ultrassom e voilà, temos um (só um!! ) bebezinho de 8 semanas dentro da barriga ruiva da Flor, e que provavelmente vai sair no dia 28 de agosto! Saimos da clinique e já fomos ao hospital St. Mary, em Côte-des-Neiges, onde a médica tem a sua equipe de parto, para marcar a ecografia mais moderna, que serão 3 ao longo de toda a gravidez, e para fazer os exames de sangue solicitados. Às 11:30 da manhã, estava tudo pronto, uma clinica, um hospital, vários exames de sangue feitos e as ecografias marcadas. Para não falar que foi de graça, pagamos $100,00 dólares pelos ultrassons que serão feitos por toda a gravidez.
Bom, é isso! Tirando alguns posts de ajuda do processo de imigração, esse é meu primeiro post! Um post ótimo de escrever, já que a alegria é imensa! Tão grande que mede 21 mm!! Hehehe mas que tem um coraçãozinho, que bate bem forte! :)

À tantôt

Pedro Henrique
Author: Florence
•sexta-feira, dezembro 17, 2010


Então.... o inverno chegou.... a neve caiu...e nós completamos o quarto ciclo do ano!! Chegamos aqui quando ainda era primavera! Já estava tudo verdinho!! As pessoas foram aos poucos colocando flores nas varandas...a cidade ficou toda enfeitada com muitas flores!! Tudo bem colorido!

E aí veio o verão! A natureza continuava quase a mesma, com uma pequena diferença: o calor!! Posso dizer que sentimos aqui o maior calor de nossas vidas!!! Temperaturas altas e muita humidade com sensação térmica de até 45 graus!!! Nunca imaginei que passaria por isso aqui no Canadá!
O que agrava muito são as construções bem preparadas pra reter o calor! O nosso apartamento virou uma estufa! Pra aguentar só com ar condicionado! E nós não tínhamos nem mesmo um humilde ventilador!! E pq?? Pq estavam esgotados em todas as lojas!!! No final do verão acabamos encontrando um e ainda valeu a pena!!

A temperatura então começou a dar uma trégua...estava se aproximando o outono! E o outono foi mesmo uma delícia!! A temperatura ficou muito agradável!! As árvores começaram a ficar coloridas! E a cada dia mais coloridas!! Nem calor demais e nem frio demais!! O ideal!! E tudo muito lindo!

E finalmente chegamos no inverno! Digo inverno me referindo ao friiiio e à neve, e não ao inverno oficial que ainda não chegou!
Mas já em outubro a temperatura já chegava a zero grau e em novembro tivemos a primeira neve! Em dezembro a neve recomeçou e não parou mais!!

Bom... desde que chegamos e vimos a linda vista da nossa janela, logo imaginamos como ela iria mudar a cada estação! Foi aí que tivemos a idéia de ir tirando fotos sempre no mesmo lugar pra podermos ver no final a mudança de estações e a enorme diferença entre cada uma delas!

Aqui está uma pequena coletânea pra mostrar pra vcs o resultado dessa idéia! :)










E é isso a maravilha das 4 estações!!!

À la prochaine!!

Florence
Author: Florence
•quarta-feira, dezembro 08, 2010

Todo blog de imigração que se preze tem que ter no mínimo um post sobre o inverno! Aqui estou eu pra cumprir com essa tradição!! :)

O inverno é lindo!! Bom... isso todos já sabem!! Mas é também menos terrível do que dizem por aí! Pelo menos por enquanto!

Já pegamos temperatura de até -15 e sensação de até -19! Isso tudo com todos os acessórios necessários mais um bom manteau e uma boa bota fica tranquilo de suportar! Quando venta muito a sensação de frio é bem maior! Mas mesmo em dias bem frios já ficamos bastante tempo na rua e tb não foi difícil!

Na verdade o que faz mesmo toda a diferença é estar ou não em movimento. Quando estamos andando o corpo se aquece e suportamos bem mais o frio! Quando paramos começamos a sentir mais as extremidades frias! Por isso é importante esquentar bem as orelhas, pés e mãos!

A neve já está caindo há alguns dias e já tivemos até tempête! Tudo ficou lindo! Ela cai branquinha e macia! E no começo ainda está bem limpa! A nossa vista está mais uma vez diferente! C'est belle!!
No último domingo tivemos um dia menos frio e aproveitamos pra sair e brincar um pouco na neve com os amigos Rodrigo e Diego! Nos divertimos muito! Fizemos boneco de neve e guerra de bolinha! :) C'est vraiment amusent!

Aí estão algumas fotos do inverno! Quem quiser ver mais é só clicar aqui!







C'est tout aujourd'hui! À la prochaine! :)

Florence
Author: Florence
•terça-feira, novembro 23, 2010
Bom... o assunto de hoje é sugestão do Peter! Os restaurantes de Montréal!
Sempre tivemos muita vontade de morar em Ville de Québec porque é uma cidade menor, mais tranquila e charmosa! Por diversas razões viemos pra Montréal e quase nunca nos arrependemos de ter mudado o destino! Montréal tem também suas belezas! E como tem!!!
.
Montréal tem muitos parques e uma incrível beleza natural! Afinal estamos em uma grande ilha! Em diversas partes da cidade podemos ver o rio Saint Laurent que é um rio enorme e lindo!! Água incrivelmente azul e limpa!
No centro da cidade há uma mistura de antigo com moderno! Prédios enormes nesse contraste muito interessante! As calçadas são bem largas e muito bem conservadas!
.
A parte antiga da cidade tem um charmoso estilo francês com vários restaurantes e bistrôs que nos deixam na tentação de conhecer um a um!
Aí está a sugestão do Peter! As diversas opções de restaurantes de Montréal! Não só na parte antiga da cidade, como também no chamado Plateau Mont Royal as opções são enormes! Na verdade eles estão por todas os lados mas esses dois são os mais importantes! Como Montréal é multicultural, existem restaurantes de todos os cantos do mundo!! Italianos, japoneses e chineses são os mais comuns! Mas tem também brasileiro, grego, tailandês, afegão, francês, indiano, árabe, mexicano, etc, etc...
.
Muitos são decorados com o estilo do país e entre os que já conhecemos adoramos a comida!! Muitos desses restaurantes, principalmente os do Plateau Mont Royal, aceitam que os clientes levem sua garrafa de vinho! Isso é ótimo pois podemos comprar o vinho por um preço bem mais baixo e a conta então fica bem mais barata!
.
Nós já conhecemos um grego, dois brasileiros, um indiano e o afegão! eu diria que a comida indiana é bem comum! Nada de muito diferente em relação ao que somos acostumados! O brasileiro oferece aquelas comidas bem típicas que somos acostumados como feijoada por exemplo. O barzinho brasileiro serve lanches brasileiros como pão de queijo e coxinha além do tão sonhado açaí!! Vale a pena ir lá de vez em quando matar a saudade!! O grego e o afegão foram restaurantes mais finos! O grego é também mais comum mas o afegão é mesmo bem diferente! Uma comida mais próximo da árabe mas com muito coentro! Arroz de várias cores e tudo muito bem feito! Uma decoração bem típica e interessante!
.
Bom...o legal de tudo isso é que acabamos não caindo no vício dos "fast food"! Quando não comemos em casa uma comidinha saudável preparada por nós mesmos, vamos à bons restaurantes conhecer novos sabores e novas culturas!
.
E ainda precisamos somar à tudo isso as outras diversas opções de lazer como festivais, shows, música, teatro, cinema etc... que Montréal oferece! Mas sobre isso escreverei em outro post pois tem muita coisa pra falar!! :)
.
Até a próxima amigos!

Florence
Author: Florence
•terça-feira, novembro 23, 2010
Bom... o assunto de hoje é sugestão do Peter! Os restaurantes de Montréal!
Sempre tivemos muita vontade de morar em Ville de Québec porque é uma cidade menor, mais tranquila e charmosa! Por diversas razões viemos pra Montréal e quase nunca nos arrependemos de ter mudado o destino! Montréal tem também suas belezas! E como tem!!!
.
Montréal tem muitos parques e uma incrível beleza natural! Afinal estamos em uma grande ilha! Em diversas partes da cidade podemos ver o rio Saint Laurent que é um rio enorme e lindo!! Água incrivelmente azul e limpa!
No centro da cidade há uma mistura de antigo com moderno! Prédios enormes nesse contraste muito interessante! As calçadas são bem largas e muito bem conservadas!
.
A parte antiga da cidade tem um charmoso estilo francês com vários restaurantes e bistrôs que nos deixam na tentação de conhecer um a um!
Aí está a sugestão do Peter! As diversas opções de restaurantes de Montréal! Não só na parte antiga da cidade, como também no chamado Plateau Mont Royal as opções são enormes! Na verdade eles estão por todas os lados mas esses dois são os mais importantes! Como Montréal é multicultural, existem restaurantes de todos os cantos do mundo!! Italianos, japoneses e chineses são os mais comuns! Mas tem também brasileiro, grego, tailandês, afegão, francês, indiano, árabe, mexicano, etc, etc...
.
Muitos são decorados com o estilo do país e entre os que já conhecemos adoramos a comida!! Muitos desses restaurantes, principalmente os do Plateau Mont Royal, aceitam que os clientes levem sua garrafa de vinho! Isso é ótimo pois podemos comprar o vinho por um preço bem mais baixo e a conta então fica bem mais barata!
.
Nós já conhecemos um grego, dois brasileiros, um indiano e o afegão! eu diria que a comida indiana é bem comum! Nada de muito diferente em relação ao que somos acostumados! O brasileiro oferece aquelas comidas bem típicas que somos acostumados como feijoada por exemplo. O barzinho brasileiro serve lanches brasileiros como pão de queijo e coxinha além do tão sonhado açaí!! Vale a pena ir lá de vez em quando matar a saudade!! O grego e o afegão foram restaurantes mais finos! O grego é também mais comum mas o afegão é mesmo bem diferente! Uma comida mais próximo da árabe mas com muito coentro! Arroz de várias cores e tudo muito bem feito! Uma decoração bem típica e interessante!
.
Bom...o legal de tudo isso é que acabamos não caindo no vício dos "fast food"! Quando não comemos em casa uma comidinha saudável preparada por nós mesmos, vamos à bons restaurantes conhecer novos sabores e novas culturas!
.
Bom...ainda precisamos somar à tudo isso as outras diversas opções de lazer daqui como festivais, shows, música, teatro, cinema etc... que Montréal oferece! Mas sobre isso falarei em outro post pois tem muita coisa pra falar!! :)
.
Até a próxima amigos!

Florence
Author: Florence
•terça-feira, novembro 02, 2010

É pessoal....o frio está chegando e junto com ele a neve!! Foi no último sábado que conhecemos a tão esperada neve já que nunca tínhamos visto!!

Ficamos empolgados e corremos pra varanda! Estava fazendo muito frio!! Ficamos em casa vendo um filminho e estreando a TV nova enquanto a neve caía macia lá fora! Depois do filme a neve estava um pouco mais forte e não resistimos à descer e sentir ela caindo sobre nós pela primeira vez!

Só um brasileiro que não conhece a neve pode entender como é legal a primeira vez!! :)

De qualquer forma foi só uma ameaça e ela não foi muito pra frente! Também ainda não tivemos a segunda! Mas dizem que isso não vai demorar e que quando começar mesmo.... aí não pára mais!!

Mas, apesar de ainda não estar nevando muito, o frio já está mesmo dando suas caras! Mas com a roupa certa realmente é bem tranquilo como todos dizem!! O que não é fácil pra gente é passar calor com tanto roupa dentro dos lugares fechados!! É um tal de tira blusa e coloca blusa que é bem chato! Mas vamos ter que nos acostumar!! O pessoal daqui é super acostumado e ficam sempre "empacotados"com todas aquelas blusas, gorros e luvas seja onde for e esteja quente como estiver!

Bom...é isso aí! Eu só queria não deixar passar em branco esse nosso primeiro contato com a neve que foi realmente um dia muito divertido pra gente!!

À bientôt!

Florence
Author: Florence
•quarta-feira, outubro 13, 2010

Olá pessoal!

Resolvi escrever um post exclusivo em homenagem ao outono afinal, coisa mais linda não tem!!
Eu sempre imaginei que iria adorar o outono mas, não imaginei que seria tanto! Ainda não conheço o inverno, mas acho que vai ser difícil ser mais bonito!
.
As árvores estão realmente coloridas! Variam entre o amarelo, passando por laranja e indo até vermelho, bem vermelho!! As vermelhas são as minhas preferidas, mas as amarelas também, não dá nem pra explicar! A cada dia as cores ficam mais vivas!! Estamos encantados!
A vista daqui de casa está linda com todas essas cores!! É uma delícia fica na janela admirando!
.
As folhas já estão caindo e o chão também fica colorido com folhas de todas as cores! É ótimo andar pisando nelas!
.
Bom...."par contre" o clima já está bem friozinho!! Ventando muito! E o que incomoda: a chuva! Alguns dias faz 5 graus, com chuva e vento e isso dá uma sensação de muito frio!! Nos dias mais frios e sem chuva, é bem mais tranquilo e, na minha opinião, bem agradável!! Acho até gostoso sair passeando, admirando a natureza e sentindo o friozinho na pele! Eu sei que tem gente que vai me achar meio doidinha! :)
.
Mas...de uns três dias pra cá, choveu muito e percebemos que a chuva levou muitas folhas, ou seja, muitas árvores já estão peladas, e a paisagem começa a ficar meio melancólica! Não posso negar que também vejo um certo charme nisso! Afinal, cada estação com sua beleza própria! :)
E nós, estamos adorando presenciar essa mudança de estações! É tudo novo pra gente!
.
A próxima agora é o inverno e nós já estamos com as roupas de frio quase todas compradas! Já estamos quase prontos pra encarar esse inverno rigoroso!!

Bom, aí vai algumas fotos do outono: