Author: Florence
•quinta-feira, junho 26, 2014


E a Copa do mundo esta a todo vapor!!! Já é nosso segunda desde nossa chegada no Québec!! Como o tempo voa!! Estamos experimentando mais uma vez a sensação de assistir a Copa sobre uma visão diferente! Vivendo menos aquela festa brasileira gostosa e fanática e mais uma mistura cultural!! Estar no meio dos torcedores do mundo todo!!
..
O Canada não é adepto ao “soccer” como eles dizem!! Acham chato!! Não aprenderam a gostar! O negocio deles é Hóquei e Futebol Americano!! Pelo menos aqui em Quebec! Ao mesmo tempo, a imigração aqui nos últimos anos foi tao intensa que você encontra pessoas do mundo todo e dentre elas, vários fanáticos com futebol como nos!! E então a cidade se enfeita de bandeirinhas de varias partes do mundo!!!
.
Alguns pontos que andei pensando:
.
Os jogos acontecem e não se escuta foguete nenhum!! Vantagem!!!
O Davi vai pra escolinha e la não tem uma misera bandeirinha ou uma foto do mascote no canto, ou qualquer coisa que lembre a Copa... NADA!! Desvantagem!!
Os bares de esporte transmitem os jogos da Copa e estão sempre cheios!! La dentro do bar a gente sente o clima da copa! É um pouco diferente pois estamos todos misturados, brasileiros, argentinos, mexicanos, espanhois.... E a festa acontece assim!! Vantagem!!
As diversas nacionalidades (as amantes do futebol como latinos, europeus e árabes) falam de futebol em todos os cantos e de uma forma muito amigável! Sem insultos, de uma forma bem-humorada! Vantagem!!
Os canais da TV que transmitem o jogo são somente os Canadenses, ou seja, narração em francês ou inglês!! Desvantagem!!
Não precisamos escutar a voz do Galvão Bueno!! Vantagem!!!
Nos sentimos um pouco famosos só pelo fato de sermos brasileiros!! Se saímos com a camisa do Brasil pelas ruas as pessoas vão comentar, puxar papo e em muitos casos dizer que torcem pelo Brasil!! Vantagem!!
Você descobre que pessoas de outras origens são torcedores fanáticos do Brasil!! Tinha coleguinha Sueca do Davi com camisetinha verde-amarela e pai de coleguinha Haitiana com boné do Brasil! Vantagem!!
As pessoas sabem que os brasileiros, apesar de amarem futebol, estão bravos em sediar a copa, e nos dão toda razão para tal!!  Vantagem!
As empresas não nos dão “aquela folguinha” pra ver os jogos! Desvantagem! Ou seria Vantagem?? :/
Assistir a copa fora do Brasil da uma saudade enorme de tudo!!! Vontade de estar la junto com a família!! Curtir e torcer junto!! Pular muito a cada gol!! Sofrer junto como bons brasileiros que somos!! Tomar uma cervejinha gelada pra acompanhar!! Fazer aquela grande festa Verde – Amarela!! Apresentar essa grande magia do futebol pro filhote de 2 anos!! Mostrar pra ele como é linda a festa brasileira! Desvantagem!
.
Há 4 anos atrás quando cheguei aqui, na época da Copa de 2010, eu sonhava que na Copa de 2014 eu iria ao Brasil!! Ao longo desse tempo minha consciência politica aumentou, o governo do nosso pais conseguiu fazer mais burradas do que nunca, apenas dando continuidade a uma antiga historia de corrupção, e o povo brasileiro também se conscientizou e conheceu um pouco da força que tem durante as manifestaçoes de 2013. Um evento como esse, A Copa do Mundo, a grande paixão do povo brasileiro, não esta satisfazendo o povo como parecia obvil! As pessoas estão conscientes do superfaturamento das obras da copa!! Estão revoltadas com o fato de que, em um pais com tantos problemas sociais, terem sido gastos bilhões de dólares com estádios e estrutura pra receber jogadores, comissões, jornalistas e turistas!! Estão indignados com a expulsão de famílias pobres para dar lugar à construção de estádios.... Os brasileiros estão sim torcendo pelo seleção!! Mas não estão felizes pela Copa estar acontecendo no brasil. O brasileiros sabem de tudo o que esta por trás desse grande evento! Estamos todo mais conscientes politicamente! É por isso que eu não pensei nem meia vez na possibilidade de ir ao Brasil nessa época. Apos 4 anos, agora eu tinha certeza de que a ultima coisa que eu gostaria de fazer era ir ao Brasil assistir algum jogo e estar automaticamente conivente com tudo isso!!
.
Por outro lado, nao podemos negar que a Copa esta colocando o Brasil aos olhos no mundo!!! Esta divulgando o nosso pais de forma positiva! Videos lindos mostrando a beleza do Brasil passam nas TV's dos paises em todo o mundo! Isso tudo ira impulsionar o turismo no pais! Ainda bem que temos o lado positivo!! 
.
Eu estou torcendo pelo Brasil!!! Estou torcendo pela Seleção Brasileira! É isso que aprendi a fazer desde pequena! Esse amor ao Brasil e ao futebol que presenciei toda a minha vida, isso não acabou! 
.
Vamos la Brasil!! Estamos longe mas estamos com vc!!!!
.
Florence

(desculpem a falta de acento. meu teclado é configurado em francês)
|
This entry was posted on quinta-feira, junho 26, 2014 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

1 comentários:

On 16 de junho de 2015 às 01:28 , Kaye@Cromwell disse...

so cute. . <3