Author: Florence
•quinta-feira, julho 15, 2010
A vida aqui continua e o calor também! Agora estou na biblioteca aproveitando o ar condicionado! Minha vontade é trazer um colchão e dormir aqui essa noite! :)))
.
Bom...a cada dia descobrimos coisas novas aqui! A cada dia percebemos mais vantagens em se viver em uma cidade como Montréal! Temos sempre ótimas impressões daqui!
.
O sistema de transporte realmente funciona! Ônibus sempre no horário e o metrô passa de 5 em 5 minutos e até mais!
.
O poder de compra é muito maior. Compramos uma impressora com scaner essa semana por 30 dólares! Roupas, tênis, eletrodomésticos, móveis...tudo isso tem ótimos preços! É acessível a todos! (Tô doida pra começar a trabalhar pra poder gastar um pouquinho! rsrs)
Já o supermercado, no início achamos um pouquinho caro... Isso porque algumas coisas que éramos acostumados a comprar no Brasil por um bom preço, aqui já é mais caro. Um exemplo: presunto e muzzarela, frutas, carne de boi... Na verdade as primeiras compras de supermercado aqui, são uma grande aventura! Você não conhece as marcas, não sabe o que é o que, não sabe o que é bom e o que é muito diferente do que somos acostumados, não sabe ainda o que é bom e barato e o que vale mais a pena comprar! Por isso na primeira semana você acaba comendo muita coisa que não gosta e até pagando mais caro. Depois vai se informando e vai conhecendo mais as coisas. Aí sim você percebe que a comida não é mais cara como tinha pensado! Tem muita coisa boa por bons preços. É importante pedir dicas pros amigos que já estão aqui! Estamos comendo salmão frequantemente! Saldável e barato!
Uma coisa que acho ótimo é a qualidade das frutas e verduras! Tudo sempre fresquinho! Nennhum amassadinho! Nem precisa escolher! Outro nível!
.
Sobre as pessoas daqui, em geral acho bem gentis. Não tem nada a ver com aquela fama de pessoas fechadas e anti-sociais!
Na verdade é muito parecido com o Brasil! Você acaba conhecendo pessoas mal educadas em alguns lugares... mas falando de uma forma geral, as pessoas são bem educadas e receptivas.
Puxam assunto no ponto de ônibus, oferecem ajuda quando elas percebem que você está meio perdido...
Uma coisa que achei interessante é o fato deles elogiarem com mais frequencia e naturalidade do que no Brasil. Por exemplo: parabéns você mal chegou e já tem um bom francês, ou entao, vc sorri muito isso é bom, vocês são muitos corajosos de se mudarem assim, você tem sorte, o seu marido é muito gentil (isso no dia que o Pedrinho ajudou uma senhora com um carrinho de compras rsrsr)!
Um dia desses um grupo de pessoas mais idosas conversaram com agente no Mac Donalds e depois disseram que era pra gente voltar porque eles iam pra lá todos os dias bater papo!
Pequenas coisas assim nos fazem sentir muito bem acolhidos no país deles! Com certeza vai ajudar na nossa adaptação!
.
Outra coisa que me deixa bem impressionada são as inúmeras opções de lazer gratuitas ou muito baratas. Piscinas públicas muito boas, parques com churrasqueiras, ciclovias, parquinhos para as crianças, festivais, bibliotecas. Só estando aqui pra perceber como é bom ter tudo isso disponível! Você vê como o governo administra bem o dinheiro público e retorna à população o imposto pago! As coisas aqui são muito justas! Tudo igual para todos. É bom viver em um ambiente assim!
.
Bom...se eu for falar de tudo agora vai ficar um post enorme!! Qualquer dia escrevo um pouco mais sobre nossas impressões!

Muito obrigada às pessoas que acompanham o blog! E obrigada por todos os comentários deixados! Isso me anima a continuar! :)

Beijos et à la procheine!

Florence

This entry was posted on quinta-feira, julho 15, 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

9 comentários:

On 15 de julho de 2010 às 22:05 , Manuela Zaccara disse...

Também acho as pessoas bem gentis e notei que elogiam mesmo. Impressionante!

 
On 16 de julho de 2010 às 21:06 , Anônimo disse...

Onde vc's compram salmão barato ? Me fala !!!

Luciana e Rodrigo.

 
On 16 de julho de 2010 às 21:21 , P disse...

concordo super! mas ainda acho que no supermercado a gente toma umas surpresas desagradáveis! muita coisa é cara, tanto convertendo como sem converter. mas sem dúvida o resto é todo bom, acho que a gente só sai ganhando. e comer fora! em geral é beeeem mais barato que no brasil! e são quilos de comida, ninguém reclama se você bota na marmita e acaba que os 10 dólares pagos são por duas refeições!

 
On 16 de julho de 2010 às 22:19 , Florence disse...

Luciana, geralmente tem promoção de Salmão no Maxi! Mas é congelado. Tipo uns 11 dólares o Kg. Vem congelado num saquinho à vácuo e é bem gostoso! Faço assado com azeite, alho e alcaparras! Fica uma delícia! O peixe fresco que é mais caro.

Poise Petula! Ainda acho que precisamos descobrir mais coisas! Mas já tá melhorando né? No início achei bem complicado!
Comer fora é bem mais barato mesmo! Nunca vi um preço exorbitante como via no Brasil!
O que me faz falta mesmo é comer uma boa carne de boi!! :)

 
On 17 de julho de 2010 às 09:19 , Luciana e Rodrigo disse...

Obrigado!!!

Vamos ver por aqui para comprar, pois não é nada mal um peixe, ainda mais salmão !

Obrigado!

Rodrigo e Luciana.

 
On 17 de julho de 2010 às 13:10 , Anelisa disse...

Fofooooooooo....
To estreando seu blog hj!
saudades!!!!
bjos
Anelisa

 
On 18 de julho de 2010 às 10:05 , Anônimo disse...

Olá Florence! Tenho acompanhado o blog de vcs e acho seus posts ótimos,bastante esclarecedores e com detalhes que temos muita curiosade e às vezes passam batido! Parabéns!Ainda estou no comecinho do meu processo e ler os seus relatos têm me ajudadomuito! Muito Obrigada!
Abços
Cacau

 
On 19 de julho de 2010 às 19:50 , Cléber disse...

Ei casal. Olha, é muito bom mesmo saber destes detalhes que só quem já está morando no Canadá pode nos fornecer. Embora eu havia vivido isto uma vez é sempre bom relembrar. Além do mais é melhor ainda saber como é o ambiente onde pretendo me estabelecer.

Um abraço Florence e Pedro.

 
On 23 de julho de 2010 às 17:20 , Fred e Luh disse...

mt bacana gente! to adorando o blog de vcs!! nossa! gostei mesmo! não vemos a hora de chegar!! sucessoo! abraços!
Fred e Luh